benefício saúde

Cuide da sua saúde!

TER UMA VIDA SAUDÁVEL ESTA LIGADA DIRETAMENTE COM O QUE VOCÊ COME E COM AS ATIVIDADES FÍSICAS PRATICADAS REGULARMENTE, SELECIONAMOS ALGUMAS DICAS PARA VOCÊ TER UMA VIDA MAIS HARMONIOSA.

Jardinagem

A qualidade do ar tende a piorar com o passar dos anos, devido ao crescimento exponencial das cidades, ocasionando diversas complicações respiratórias, por este motivo energias limpas renováveis são a nossa melhor opção para usarmos no nosso cotidiano,                                                                                   e uma outra forma de respirarmos um ar de qualidade é transformamarmos nossos lares em uma micro estufa. Há um estudo iniciado pela NASA acerca dessa possibilidade das plantas melhorarem o ar do ambiente em que estão inseridas, tanto com relação ao gás carbônico (filtragem gerada pela fotossíntese, processo natural das plantas) quanto à capacidade de filtrar outros compostos. Além da jardinagem ser terapêutico e ter o poder de acalmar a mente por ser provida de uma imensurável beleza, aromas e paz.

Otimização de Tempo

Por conta do trabalho e da correria do dia dia nos acostumamos a se alimentar de maneira erronia e esquecemos de praticar atividades físicas, por isso ache uma maneira de mudar seus hábitos para que haja uma melhora na sua saúde física e mental.  Caso more próximo ao trabalho o que acha de ir caminhando ou até mesmo ir de bicicleta? Evite usar os elevadores, e sempre preste atenção na sua respiração, não esqueça de respeitar o seu limite, vá com calma que aos poucos você chegar lá, suba um andar de cada vez e caso esteja cansado pegue uma carona no elevador. Procure almoçar em locais próximos ao seu trabalho, e vá caminhando afinal caminhar melhora na digestão, reduz o nível de glicose no sangue e ajuda na absorção dos nutrientes, dê mais atenção há alguns alimentos muitas vezes descartados do seu habito alimentar como por exemplo o gengibre que tem ação anti-inflamatória e antioxidante.

CHOCOLATE

  A fonte original do chocolate, a semente da planta Theobroma cacao, foi descoberta há cerca de três mil anos por maias, olmecas e astecas. A utilização da semente foi iniciada no México a partir do  plantio e cultivo, sendo apreciadas tanto por servirem como moeda, usada para louvar aos deuses, pagar impostos e comprar escravos, quanto por serem o ingrediente básico de uma bebida picante chamada “chocolatl”, obtida através da mistura das favas torradas e moídas com água até formar espuma, e mais adiante temperadas com baunilha, mel, farinha de milho e outras especiarias, pois o açúcar ainda não era conhecido. Sabemos hoje que o consumo de chocolate com altas doses de flavanols promove uma série de efeitos benéficos ao nosso corpo: 1) aumento dos níveis de óxido nítrico, considerado um dos principais combustíveis para a saúde dos nossos vasos sanguíneos; 2) redução da agregação das plaquetas, ação que é igual à da aspirina; 3) aumento dos níveis do HDL – nosso colesterol bom – entre outras ações antioxidantes; 4) redução de marcadores de inflamação – lembrando que aterosclerose é igual a inflamação; 5) redução da resistência à insulina, facilitando sua ação nas células; 6) aumento do fluxo sanguíneo periférico (nos membros) e nas artérias do coração; 7) redução da pressão arterial; 8) aumento do fluxo sanguíneo cerebral e/ou atividade neuronal durante uma tarefa cognitiva. E os efeitos chegam até à pele, com aumento de sua microcirculação sanguínea e maior nível de fotoproteção. Alguns desses efeitos foram alcançados após uma única dose de chocolate / cacau, enquanto outros após algumas semanas de consumo diário. As doses de chocolate variaram bastante (6 a 100 g) assim como a dose de flavanols (100 a 900 mg). Mesmo com baixas doses, efeitos positivos foram observados, o que é de extrema relevância, pois é muito difícil conseguir adaptar 100 g de chocolate por dia em nosso cardápio do ponto de vista calórico. Além disso, os efeitos do chocolate foram demonstrados tanto em indivíduos jovens e saudáveis como entre aqueles com conhecida disfunção vascular (ex: tabagistas, hipertensos, idosos, transplantados do coração) Apreciem com moderação e tenham uma Feliz Páscoa. Fonte:  NACHTIGALL, 1999 Caca e Chocolate Michelle B Oliveira. ICB.